Liga C das Nações da UEFA 2020/21 - Grupo 4
- Gabriel Bomfim
- 11 de set. de 2020
- 8 min de leitura
O Camisa Sete está trazendo um panorama das Ligas D e C das Nações de 2020/21. Acesse os links para descobrir mais sobre a Liga D e mais sobre o grupo 3 da Liga C:
Grupo 4 da Liga C
O grupo 4 da Liga C conta com Albânia, Bielorrússia, Cazaquistão e Lituânia. A classificação está equilibrada com as quatro seleções conquistando 3 pontos ao fim de duas rodadas. Todos os jogos foram vencidos por equipes que jogaram fora de casa nesse grupo.
Albânia
Apesar do equilíbrio, o favoritismo no grupo é da Albânia. Depois de décadas de campanhas medianas em eliminatórias de Eurocopas e eliminatórias de Mundiais, os albaneses fizeram história se classificando para a Euro 2016.
Nas eliminatórias para a Euro 2016, a seleção albanesa estreou mostrando que estava em alto nível ao vencer Portugal por 1 a 0 fora de casa. Depois tropeçou ao empatar com a Dinamarca por 1 a 1 em casa.
A terceira rodada da competição foi cheia de tensão contra a Sérvia fora de casa. Albânia e Sérvia têm uma relação geopolítica complicada. A principal questão entre os dois países é sobre Kosovo, que é um território dependente da Sérvia. A Albânia apoia a independência kosovar, além disso os albaneses têm fortes relações com os kosovares.
Durante o jogo, torcedores sérvios gritaram "matem os albaneses" e jogaram objetos no campo e em direção a jogadores da Albânia. Por causa disso, a partida foi paralisada aos 42 minutos do primeiro tempo pelo árbitro inglês Martin Atkinson. Enquanto o jogo estava parado, um drone sobrevoou o campo com uma bandeira que fazia referência a Grande Albânia que é um conceito de nacionalistas albaneses de que parte do território sérvio (como Kosovo) formam essa Albânia.
Um jogador sérvio puxou a bandeira e essa atitude gerou uma briga generalizada entre atletas dos dois países. Torcedores sérvios invadiram o gramado e a partida foi suspensa com 0 a 0 no placar.
Um mês após o jogo, a UEFA deu a vitória por W.O. para a Sérvia alegando que os albaneses abandonaram o jogo, além de retirar 3 pontos da Sérvia e fazer os sérvios jogarem com portões fechados as duas partidas seguintes em casa . As duas seleções foram até o Tribunal de Arbitragem do Esporte, a entidade só alterou o resultado da partida: colocando o 3 a 0 do W.O. à favor da Albânia. A decisão final foi tomada quase 1 ano depois do jogo.
Depois de passar pelos incidentes na Sérvia, os albaneses ganharam da Armênia por 2 a 1 em casa. Empataram com a Dinamarca por 0 a 0 fora de casa. A Albânia começou a encontrar dificuldades e sofreu duas derrotas em casa: 1 a 0 para Portugal e 2 a 0 para Sérvia com os gols sérvios feitos nos acréscimos. Na última rodada, a Albânia goleou a Armênia por 3 a 0 fora de casa e se classificou pela primeira vez para a Eurocopa.
Os albaneses fizeram uma ótima participação na Euro 2016. Na estreia perderam para a Suíça por 1 a 0 dificultando o adversário. Na partida seguinte foram derrotados pela França por 2 a 0 sofrendo o primeiro gol aos 45 do segundo tempo, a França foi a sede da competição.
A despedida da seleção albanesa foi em grande estilo. A Albânia venceu por 1 a 0 a Romênia diante 50 mil torcedores no Parc Olympique Lyonnais. O gol foi marcado pelo atacante Armando Sadiku.

Albânia na Euro 2016
A Albânia teve boas campanhas nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e nas eliminatórias para a Euro 2021, mas não se classificou para os torneios. Já na Liga C das Nações 2018/19, a seleção albanesa fez uma péssima campanha.
A Albânia ganhou apenas na estreia, a partida terminou 1 a 0 contra Israel em casa. Os albaneses perderam duas partidas fora de casa por 2 a 0: uma para Escócia e outra para Israel. Além disso, a Albânia foi derrotada com uma goleada por 4 a 0 em casa para a Escócia. Os albaneses só não foram rebaixados para Liga D porque a UEFA suspendeu os rebaixamentos.
Na Liga C das Nações de 2020/21, os albaneses estão num grupo mais tranquilo, mesmo assim estão tendo dificuldades. A Albânia venceu com propriedade a Bielorrússia fora de casa por 2 a 0 na estreia. Os gols foram marcados Sokol Cikalleshi e Keidi Bare.
Na segunda partida, a seleção albanesa foi derrotada em casa de forma surpreendente pela Lituânia por 1 a 0. Mesmo com mais jogadores ofensivos no segundo jogo, a Albânia não conseguiu construir seu gol.
A seleção albanesa está buscando se renovar, tendo como principais esperanças, os jogadores Keidi Bare, Rey Manaj e Armando Broja. Bare foi protagonista na estreia da Liga das Nações 2020/21 e até agora fez 2 gols em 8 partidas pela Albânia, o meia de 23 anos não entrou em campo no segundo jogo.
Manaj também tem 23 anos, já jogou pela Internazionale e está no Barcelona B, o atacante pode subir ao time principal do Barcelona devido as reformulações no time. Broja foi o mais jovem convocado pela Albânia para os dois jogos da Liga das Nações, ele tem apenas 18 anos e começou a carreira na temporada 2019/20 jogando apenas 4 minutos pelo Chelsea, o atacante jogará por empréstimo na próxima temporada pelo holandês Vitesse. Broja fez sua estreia pela Albânia na derrota para a Lituânia.
Os albaneses também contam com três defensores de bom nível. São eles: Thomas Strakosha, Berat Djimsiti e Elseid Hysaj. Os três jogam no futebol italiano. Strakosha está com 25 anos, ele é o goleiro titular da Lazio há 3 temporadas e tem apenas 14 jogos pela Albânia. Djimsiti é zagueiro da Atalanta, ele tem 27 anos e traz muita segurança para a defesa albanesa. Hysaj é lateral direito do Napoli, já tem 55 jogos pela seleção e é o capitão da Albânia tendo 26 anos de idade.
Lituânia
A seleção lituana teve seu melhor momento nos anos 90. A Lituânia quase se classificou para a repescagem para a Copa do Mundo de 1998. Faltando duas rodadas para o fim das eliminatórias para o Mundial de 1998, a seleção lituana jogou em casa contra Irlanda com as duas seleções empatadas em pontos disputando uma vaga na repescagem.
A Irlanda abriu o placar no primeiro tempo. Os lituanos arrancaram um empate no começo do segundo tempo, mas a Irlanda fez 2 a 1. Na última partida, a Lituânia precisava vencer fora de casa a Macedônia do Norte e a Irlanda perder em casa para a Romênia, além da Lituânia ter que tirar 12 gols de saldo. A Lituânia ganhou da Macedônia do Norte por 2 a 1 e a Irlanda empatou com a Romênia por 1 a 1.
Depois dessa campanha, a seleção lituana não conseguiu ter saldo de gols positivo em nenhuma outra eliminatória, seja para a Copa do Mundo ou para a Eurocopa. A falta de renovação na equipe pode ser um dos fatores para as campanhas ruins.
A Lituânia participou da Liga C das Nações em 2018/19. O nível da seleção lituana não era compatível com os adversários em seu grupo que eram Sérvia, Romênia e Montenegro. A discrepância resultou em 6 derrotas nas 6 partidas, 16 gols sofridos e apenas 3 gols marcados. A Lituânia foi salva do rebaixamento devido a mudança na quantidade de seleções em cada divisão.
A falta de renovação entre os convocados lituanos fica clara com o jogador Saulius Mikoliunas tendo sido titular nas duas partidas lituanas na Liga das Nações 2020/21. Ele está com 36 anos, tem como posição de origem a lateral direita, mas jogou improvisado de lateral esquerdo nos dois jogos.
Mikoliunas é o lituano com mais partidas pela seleção com 86 jogos, ele estreou pela Lituânia em 2004. O lateral já marcou 5 gols pela Lituânia, os lituanos venceram nas cinco partidas que ele fez gols. Mikoliunas parece estar se encaminhando para a aposentadoria, já que no ano passado conseguiu uma licença de treinador da UEFA.
Boa parte dos convocados pela Lituânia para os dois primeiros jogos da Liga das Nações jogam no futebol local como Mikoliunas. Isso também mostra o porquê de um nível baixo da seleção.
A Lituânia estreou perdendo em casa por 2 a 0 para o Cazaquistão, o jogo foi equilibrado e a seleção cazaque conseguiu um gol no começo e outro no fim. Os lituanos conseguiram se recuperar fora de casa contra a favorita Albânia com uma vitória surpreendente por 1 a 0 com o gol de Donatas Kazlauskas. É difícil esperar mais resultados positivos fora de casa para a seleção lituana, mas o equilíbrio do grupo pode ajudar.
Albânia 0x1 Lituânia na Liga das Nações 2020/21
Bielorrússia
A seleção bielorrussa teve nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 seu primeiro grande momento na história. A Bielorrússia quase foi para a repescagem. Os bielorrussos tiveram nessa campanha grandes resultados como a vitória por 2 a 1 em casa sobre a Noruega e empate fora de casa por 1 a 1 também contra a Noruega.
A Bielorrússia surpreendeu ao golear por 4 a 1 em casa a Polônia que se classificou para aquele Mundial. Depois do grande resultado, os bielorrussos só precisavam de uma vitória contra País de Gales fora de casa e que a Ucrânia perdesse ou empatasse com a Polônia fora de casa. Polônia e Ucrânia empataram por 1 a 1, mas a Bielorrússia perdeu para o País de Gales por 1 a 0.
Bielorrússia 4x1 Polônia nas eliminatórias para o Mundial de 2002
Depois desse momento, a seleção bielorrussa oscilou até se tornar recentemente uma equipe fraca com muitos jogadores do futebol local. Apesar de a equipe principal do país, o BATE Borisov estar constantemente nas fases de grupos da Europa League e da Champions League.
Na Liga D das Nações em 2018/19, a Bielorrússia foi protagonista em seu grupo. Os bielorrussos venceram por duas vezes San Marino e Luxemburgo, além de empatarem por duas vezes por 0 a 0 com a Moldávia. Os bielorrussos fizeram 10 gols e não sofreram nenhum. A seleção bielorrussa teve um dos dois artilheiros da Liga D naquela temporada, o atleta Stanislav Dragun que fez 5 gols no torneio.
Dragun continua sendo uma das principais peças bielorrussas, ele foi titular nos dois jogos da Liga das Nações 2020/21. Na estreia, os bielorrussos foram derrotados pela Albânia em casa por 2 a 0. No segundo jogo, a Bielorrússia surpreendeu o Cazaquistão ao ganhar fora de casa por 2 a 1 com gols de Maksim Bordachev e Vitali Lisakovich.
Lisakovich tem apenas 22 anos, sendo uma esperança para um belo futuro da seleção bielorrussa. O atacante joga pelo Lokomotiv, da Rússia. O jovem fez seu primeiro gol em 7 partidas pela seleção.
Cazaquistão
A seleção cazaque jogou por 10 anos na Confederação Asiática de Futebol. Lá conquistou resultados razoáveis, como quando ficou apenas a um ponto de se classificar para a Copa da Ásia de 2000. No ano de 2002, o Cazaquistão se tornou membro da UEFA. A mudança mostrou que na Europa seria mais difícil para os cazaques conquistarem bons resultados.
O momento atual parece ser o melhor da seleção cazaque no continente europeu e isso se deve principalmente ao craque Baktiyar Zaynutdinov. Ele tem apenas 22 anos e estreou na seleção em 2018. Zaynutdinov tem média de 0,5 gol por partida pelo Cazaquistão, isso quer dizer que ele fez 7 gols em 14 jogos com a camisa cazaque.

Baktiyar Zaynutdinov na seleção cazaque
O jovem meio-campo está no russo CSKA, foi contratado na atual temporada. Ele ajudou o Cazaquistão na boa campanha da Liga D das Nações de 2018/19. A seleção cazaque empatou dois jogos com a Letônia por 1 a 1, venceu Andorra por 4 a 0 em casa e também empatou com Andorra por 1 a 1 fora de casa.
O Cazaquistão só perdeu para a Geórgia, primeiro em casa por 2 a 0 e depois fora de casa por 2 a 1. Os cazaques ficaram em segundo no grupo subindo para a Liga C, Zaynutdinov marcou um gol na competição.
Na Liga C das Nações 2020/21, o Cazaquistão estreou vencendo por 2 a 0 fora de casa a Lituânia. Zaynutdinov abriu o placar no início do jogo e Islambek Kuat fez o gol da vitória aos 42 do segundo tempo, 5 minutos depois de ele entrar no jogo.
A seleção cazaque foi surpreendida em casa na segunda rodada ao ser derrotada pela Bielorrússia por 2 a 1. Abat Aimbetov fez o gol do Cazaquistão. O ficou como alento após a derrota é que os cazaques foram os únicos no grupo que fizeram gols nos dois jogos, eles têm o melhor ataque e estão na liderança do grupo.
Komentáře