top of page

Samatta e Bailey, os melhores jogadores da história de seus países

  • Gabriel Bomfim
  • 23 de jun. de 2020
  • 7 min de leitura

Alguns jogadores no futebol atual são os melhores da história de seus países, mas não eles não são jogadores do nível de Mohamed Salah (Egito) e Pierre Aubameyang (Gabão) que estão entre os melhores do mundo. Os exemplos para retratarem isso são do tanzaniano Mbwana Samatta e do jamaicano Leon Bailey.

Mbwana Samatta

Mbwana Samatta tem 27 anos e é o melhor jogador tanzaniano da história. Ele começou no futebol da Tanzânia no clube Simba na temporada 2010/11, o atacante fez 13 gols no campeonato nacional e fez 3 gols na Champions League da África. O Simba foi vice-campeão do Campeonato Tanzaniano por ter ficado com saldo de gols de 2 a menos que o campeão, no torneio continental a equipe foi eliminada na segunda fase pelo Wydad Casablanca, do Marrocos.

Samatta na seleção tanzaniana

No ano de 2011, Samatta foi para o Mazembe, da República Democrática do Congo, o atleta fez 2 gols em 8 jogos ajudando o Mazembe a ser campeão do campeonato nacional.


Samatta fez um ano de 2012 sensacional com 23 gols no Campeonato Congolês, na Champions League Africana ele fez 6 gols em 8 partidas. O Mazembe foi campeão nacional, mas foi eliminado nas semifinais da competição continental pelo Espérance, da Tunísia.


Em 2013, o tanzaniano fez 20 gols no campeonato nacional e 2 gols no torneio continental. O Mazembe foi campeão congolês e foi eliminado na segunda fase da Champions League da África pelo sul-africano Orlando Pirates.


Na temporada 2013/14, Samatta marcou 15 gols na liga congolesa e 3 gols na Champions League Africana. O Mazembe foi mais uma vez campeão nacional e foi eliminado nas semifinais do campeonato continental de 2014 pelo argelino ES Sétif.


O Mazembe teve uma ótima temporada em 2014/15. O clube foi vice-campeão nacional. E na Champions League da África de 2015, Samatta fez 7 gols ajudando o Mazembe a ser campeão africano. Além de ser o artilheiro, ele foi o destaque nos jogos da final. Na ida, o Mazembe venceu fora de casa por 2 a 1 o argelino USM Alger com 1 gol do atacante. O tanziano também marcou 1 gol na partida da volta em casa, o Mazembe foi campeão vencendo por 2 a 0.


Mazembe 2X0 USM Alger

Samatta se despediu do Mazembe no Mundial de 2015 disputado no Japão, o clube perdeu para o japonês Sanfrecce Hiroshima por 3 a 0 nas quartas e na decisão do quinto lugar o time congolês perdeu por 2 a 1 para o América, do México. Samatta deu assistência no gol contra o América. Na temporada 2015/16, Samatta foi contratado pelo belga Genk. Ele fez 5 gols em 18 jogos no Campeonato Belga e o clube ficou em 4º lugar.


Em 2016/17, Samatta fez 2 gols na Copa da Bélgica e o time foi eliminado nas semifinais do torneio pelo Oostende. No campeonato nacional, o Genk ficou na 7ª colocação e Samatta fez 13 gols. Na Europa League, o clube chegou até as quartas e foi eliminado pelo Celta, da Espanha. Samatta fez 5 gols na competição continental, ele se destacou com 2 gols na vitória por 5 a 2 fora de casa contra o belga Gent nas oitavas.

Samatta no Genk

O Genk foi melhor nas competições nacionais em 2017/18, o clube ficou em 5º no Campeonato Belga e foi vice da Copa Belga perdendo por 1 a 0 para o Standard Liège com um gol nos acréscimos. Samatta fez 8 gols no campeonato nacional, mas não fez gol na copa.


Na temporada 2018/19, o tanzaniano mostrou o melhor futebol da carreira. Apesar da eliminação do Genk na Copa da Bélgica para o Union Saint-Gilloise nas quartas, a equipe fez uma boa temporada. O Genk foi campeão belga liderando a competição na maioria das rodadas e com Samatta tendo marcado 23 gols. Na Europa League, o ataque do clube fez 37 gols em 14 jogos, Samatta fez 9 sendo 6 nas fases preliminares e 3 na fase de grupos. O Genk foi eliminado na segunda fase pelo Slavia Praha, da Tchéquia.


Samatta passou parte da temporada 2019/2020 no Genk. O clube belga fez péssima fase de grupos na Champions League com 1 empate e 5 derrotas, tendo 5 gols marcados e 20 gols sofridos. O tanzaniano fez 3 gols no torneio continental. No Campeonato Belga, o Genk estava em 8º lugar até o último jogo do atacante, o torneio foi encerrado faltando uma rodada para o término da fase de pontos corridos devido a pandemia de coronavírus e o time terminou na 7ª colocação. Samatta marcou 7 gols na competição nacional.


No meio da temporada 2019/20, ele foi contratado pelo Aston Villa, da Inglaterra. Samatta estreou na vitória por 2 a 1 sobre Leicester na semifinal da Copa da Liga Inglesa. O tanzaniano fez 5 jogos antes da paralisação do futebol inglês pela pandemia de Covid-19 e 2 partidas na volta do futebol na Inglaterra. Ele marcou gols em dois jogos, o primeiro foi na derrota de 2 a 1 para o Bournemouth fora de casa no Campeonato Inglês e o segundo foi na derrota por 2 a 1 para o Manchester City na final da Copa da Liga no estádio Wembley, em Londres. O Aston Villa está na penúltima posição da Liga Inglesa e precisará de muitos gols de Samatta para não ser rebaixado.


Samatta no Aston Villa

Samatta também é um destaque pela seleção tanzaniana. Ele estreou em 2011 e fez até agora 20 gols em 56 jogos. Uma das partidas de mais destaque dele pela Tanzânia foi na vitória por 3 a 1 sobre Marrocos em casa nas eliminatórias para Copa do Mundo de 2014, Samata fez 2 gols no jogo. Ele foi essencial para a classificação da Tanzânia para a Copa Africana de Nações (CAN) em 2019, a única vez que a seleção tinha se classificado para o torneio tinha sido em 1980. Samatta fez 2 gols nas eliminatórias e fez 1 gol na CAN, mas a Tanzânia foi eliminada com 3 derrotas. Em 2019, ele marcou 1 gol contra Burundi nas eliminatórias para o Mundial de 2022 que ajudou na classificação para a fase de grupos que será disputada contra Benin, República Democrática do Congo e Madagascar.


Tanzânia 3x1 Marrocos

Leon Bailey

Leon Bailey tem 22 anos e já pode ser considerado o melhor jogador jamaicano de todos os tempos. Bailey passou pouco tempo de sua vida na Jamaica, aos 14 anos foi jogar nas categorias de base do austríaco Liefering e de 2013 até 2015 jogou na base do eslovaco Trencín.


O jamaicano estreou profissionalmente no Genk, da Bélgica, na temporada 2015/16. O meio-campo fez 6 gols no Campeonato Belga e 1 na Copa da Bélgica. O time ficou em 4º lugar no campeonato e foi eliminado nas semifinais da copa pelo Standard Liège.

Bailey no Genk

Na temporada 2016/17, Bailey não foi bem nos torneios nacionais tendo marcado 2 gols na Liga Belga e nenhum gol na Copa Belga. Mas ele foi um dos destaques do time na Europa League, o jamaicano marcou 7 gols na competição e o Genk foi eliminado nas quartas pelo Celta, da Espanha. O clube ficou na 7ª colocação no campeonato nacional e foi eliminado nas semifinais da copa pelo Oostende


Bailey foi contratado pelo alemão Bayer Leverkusen no meio da temporada 2016/17. Ele não fez nenhum gol em 10 jogos, a equipe ficou em 12º lugar no Campeonato Alemão e foi eliminada nas oitavas da Champions League pelo espanhol Atlético de Madrid.


Na temporada 2017/18, Bailey fez 9 gols na Liga Alemã ajudando o Bayer Leverkusen a ficar no 5º lugar. Ele fez 3 gols na Copa da Alemanha e o Bayer Leverkusen foi eliminado nas semifinais pelo Bayern.

Bailey no Bayer Leverkusen

Bailey não teve uma boa temporada em 2018/19, ele fez 5 gols no Campeonato Alemão e não fez gol na Copa da Alemanha nem na Europa League. O Bayer Leverkusen ficou na 4ª colocação no campeonato nacional e foi eliminado nas oitavas da copa nacional pelo Heidenheim. Na Europa League, o clube alemão foi eliminado pelo russo Krasnodar na segunda fase.


Na temporada 2019/20, Bailey conseguiu melhorar seu futebol e está ajudando o Bayer Leverkusen a fazer uma temporada que pode ser uma das melhores da história do time. A equipe está 2 pontos atrás do 4º colocado da Liga Alemã e precisa vencer o Mainz no dia 27 de junho e torcer para o Borussia Mönchengladbach ser derrotado pelo Hertha Berlin no mesmo dia para poder se classificar para Champions League, se o Bayer Leverkusen se mantiver no 5º lugar se classificará para a Europa League.


O clube está na final da Copa da Alemanha contra o Bayern, o jogo decisivo será disputado no dia 4 de junho no Olympiastadion, na cidade de Berlim. Na Europa League, o Bayer Leverkusen está nas oitavas e venceu o escocês Rangers fora de casa por 3 a 1, Bailey marcou 1 gol na partida. O torneio europeu foi paralisado devido a pandemia de coronavírus e só voltará em agosto sendo disputado entre os dias 10 e 21 de agosto nas cidades alemãs de Köln, Duisburg, Düsseldorf e Gelsenkirchen. Nas quartas, as equipes que já se enfrentaram uma vez se enfrentarão de novo e os clubes que não se enfrentaram farão 2 jogos. A partir das semifinais os confrontos serão em jogos únicos. Bailey marcou 5 gols no Campeonato Alemão, 1 na Copa da Alemanha e 1 na Europa League.


Apesar de estar quase há uma década morando longe da Jamaica, Bailey joga pela seleção jamaicana. Ele estreou na Jamaica em 2019 e fez 6 jogos até agora. O craque fez 4 jogos pela Copa Ouro da Concacaf em 2019 e ajudou a Jamaica a chegar até a semifinal, mas a seleção foi eliminada pelos Estados Unidos. O torneio teve como sede na fase de grupos, os Estados Unidos, a Costa Rica e a Jamaica, e a partir das quartas só os EUA. Os outros 2 jogos de Bailey foram pela Liga B das Nações da Concacaf que é equivalente a segunda divisão do campeonato de seleções, Bailey marcou 1 gol na vitória por 6 a 0 em casa sobre Antígua e Barbuda. A Jamaica ficou em primeiro lugar no seu grupo e subiu pra Liga A do torneio.

Bailey na seleção jamaicana

Samatta e Bailey jogaram juntos no Genk nas temporadas 2015/16 e 2016/17. Eles jogaram 17 jogos juntos na temporada 2015/16 e 32 partidas da temporada 2016/17, totalizando 49 jogos como companheiros de equipe.



Samatta abraçando Bailey na comemoração de um gol do Genk

Comments


© Camisa Sete. Criado por Gabriel Bomfim.

bottom of page