top of page

O gênio holandês que voltou ao futebol por amor ao seu clube

  • Gabriel Bomfim
  • 4 de jun. de 2020
  • 9 min de leitura

No futebol profissional não existe limite de idade mínima ou máxima. Dois casos extremos são simbólicos para exemplificar essa falta de limite etário. O atleta mais jovem a disputar uma partida profissional é Mauricio Baldivieso que aos 12 anos jogou pelo Aurora na primeira divisão boliviana, ele foi escalado pelo ídolo boliviano Julio César Baldivieso que é seu pai. O garoto levou um pontapé de um zagueiro do La Paz e a estreia dele se tornou polêmica. O exemplo de um velho jogador é do japonês Kazu Miura, ele se tornou profissional em 1986 jogando pelo Santos e agora está com 53 anos jogando no Yokohama na primeira divisão japonesa.


Além de não existir um limite de idade, os jogadores podem se aposentar e anos depois voltarem ao futebol. Alguns craques históricos já desistiram da aposentadoria e voltaram a mostra sua classe em campo.



Retornos de craques históricos


Em 2004, o meio-campo brasileiro Sócrates estava com 50 anos quando aceitou jogar uma partida pelo Garforth Town na nona divisão inglesa. Ele começou sua carreira no Botafogo paulista em 1974, foi para o Corinthians se tornando ídolo dentro e fora de campo sendo o principal jogador do clube e o símbolo da Democracia Corinthiana que foi movimento de resistência contra a ditadura militar. Ele teve rápidas passagens por Fiorentina, Flamengo e Santos antes de encerrar a carreira em 1989 jogando no Botafogo, de São Paulo. Sócrates foi ídolo na seleção brasileira. Ele morreu no dia 4 de dezembro de 2011.

Sócrates no Corinthians em 1982

Outro jogador que voltou da aposentadoria foi o francês Jean-Pierre Papin. Ele estreou em 1984 no Valenciennes, depois foi para o belga Club Brugge, voltou para a França para jogar no Olympique de Marseille e se tornou ídolo no clube. Ele passou por Milan e por Bayern. Retornou ao futebol francês para jogar no Bordeaux, depois pelo Guingamp. Papin chegou a jogar no Saint-Pierroise, de Reunião, e encerrou a carreira no francês Lège-Cap Ferret em 2004. Ele foi um dos principais jogadores da seleção francesa nos anos 80 e 90. O atacante voltou da aposentadoria em 2009 para jogar no Biganos Boïen, clube da décima divisão francesa, mas não há registro de jogos dele pelo time.


No ano de 2012, o Wembley da nona divisão inglesa anunciou a contratação do argentino Claudio Caniggia (45 anos), do estadunidense Brian McBride (40), e dos ingleses Graeme Le Saux (44), Ray Parlour (39) e Martin Keown (46). Todos eles jogaram pelas seleções de seus países. Caniggia foi a grande contratação do clube, o atacante começou no River Plate em 1985, depois foi jogar no futebol italiano por Hellas Verona, Atalanta e Roma. Ele se tornou ídolo na Atalanta. O atacante também jogou pelo português Benfica, pelo Boca Juniors junto com Maradona e teve passagens pelo futebol escocês no Dundee e no Rangers. O craque encerrou a carreira em 2004 no clube catariano Qatar. Ele foi um dos maiores jogadores da história da seleção argentina. Caniggia marcou apenas um gol pelo Wembley foi na vitória por 3 a 2 sobre o Langford na Copa da Inglaterra 2012/13.

Wembley 3x2 Langford em 2012

O holandês Van der Sar é outro histórico jogador que voltou da aposentadoria. Ele é o segundo atleta com mais jogos pela seleção holandesa (130). O goleiro se tornou profissional em 1990 jogando pelo Ajax, ele é considerado ídolo do clube. Ele também passou por Juventus e pelo inglês Fulham. Depois se tornou um dos maiores jogadores da história do Manchester United e no clube inglês, Van der Sar encerrou a carreira em 2011. Ele jogou nas categorias de base do holandês Noordwijk e foi convidado pelo clube para disputar uma partida da quinta divisão holandesa em 2016, o Noordwijk empatou por 1 a 1 Jodan Boys e Van der Sar pegou um pênalti.



Início de Overmars


Outro holandês que voltou aos gramados para jogar no clube em que o projetou foi Marc Overmars. Ele começou a carreira na temporada 1990/91 no clube em que fez as categorias de base, o Go Ahead Eagles. O meia fez apenas 11 jogos e 1 gol na segunda divisão holandesa e seu time ficou em 7º lugar.


Overmars foi para o Willem II na temporada seguinte para disputar a primeira divisão na Holanda. O jogador foi titular em 31 dos 34 jogos no campeonato holandês e marcou um gol no torneio. Apesar do clube ter ficado na 12ª colocação, ele chamou muita atenção e foi contratado pelo Ajax.


O atleta chegou ao melhor time da Holanda na época e foi titular durante a temporada 1992/93. Overmars fez 3 gols em 34 jogos no campeonato holandês ajudando o clube a ficar em 3º lugar na competição. Ele foi um dos destaques da Copa holandesa marcando 4 gols em 5 jogos, o Ajax foi avassalador vencendo o Feyenoord (campeão holandês) por 5 a 0 fora de casa na semifinal e na final Overmars fez dois gols na goleada por 6 a 2 sobre o Heerenveen. Pela Europa League, o Ajax chegou até as quartas sendo eliminado pelo francês Auxerre, o clube de Overmars tinha sido campeão da competição continental no ano anterior o que aumentou a frustração da eliminação. No torneio europeu, Overmars fez 1 gol e participou dos 8 jogos de sua equipe.

Ajax 6x2 Heerenveen na final da Copa da Holanda de 1992/93

Overmars foi protagonista do Ajax na temporada 1993/94 no campeonato holandês, o craque fez 12 gols e foi essencial no título nacional. Ele passou em branco na Copa da Holanda e o Ajax foi eliminado na semifinal em casa para o NEC por 2 a 1.



Momentos vitoriosos do craque holandês


O Ajax tinha um time estrelado, uma história gigante e entrou na temporada 1994/95 em busca de títulos. Overmars era acompanhado pelos craques Patrick Kluivert, Jari Litmanen, Edgar Davids, Clarence Seedorf, Frank Rijkaard, Ronald de Boer, Frank de Boer e Edwin van der Sar. A equipe era uma mistura de jovens e experientes holandeses juntos com o espetacular finlandês Litmanen. No campeonato holandês, o Ajax foi campeão invicto com 27 vitórias e 7 empates, além de ter feito impressionantes 106 gols em 34 jogos, Overmars fez 10 gols em 28 partidas. Na copa nacional, o time saiu nas quartas perdendo por 2 a 1 para o Feyenoord em casa, Overmars fez 3 jogos na competição.


O grande momento de 1994/95 para o Ajax foi a Champions League, na primeira fase venceu 4 jogos e empatou 2 num grupo com Milan, o austríaco Casino Salzburg e AEK, da Grécia, o Ajax venceu o Milan nos dois confrontos. Nas quartas, o clube holandês empatou com o croata Hajduk Split fora de casa por 0 a 0 e venceu em casa por 3 a 0. Nas semifinais o adversário foi o Bayern, primeiro um empate por 0 a 0 fora de casa e no jogo de volta em casa o Ajax fez 5 a 2, Overmars marcou seu único gol no torneio. Na final, Kluivert fez o gol do título aos 40 do segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Milan. O Ajax se tornou tetracampeão da Champions League, Overmars e seus companheiros deram o título continental depois de 22 anos do tri, a conquista foi a última do Ajax na competição.


Overmars perdeu parte da temporada 1995/96 por conta de uma lesão no final de 1995. Ele estava jogando de forma espetacular tendo feito 11 gols em 15 jogos no campeonato holandês. Na Champions League o craque tinha feito 2 gols em 6 partidas. Ele também jogou a final do Mundial de 1995, mas foi substituído na metade do segundo tempo. O Ajax foi campeão holandês, campeão mundial vencendo o Grêmio por 4 a 3 nos pênaltis depois de empate por 0 a 0, a equipe foi vice-campeã da Champions League perdendo para a Juventus nos pênaltis por 4 a 2 depois de empate por 1 a 1. Além disso, o Ajax foi eliminado nas oitavas da Copa holandesa pelo Cambuur perdendo por 2 a 0 fora de casa.


O jogador voltou ao campo só 8 meses depois da lesão. Na temporada 1996/97 ele passou por um dos piores momentos da carreira. Overmars só fez 2 gols no Campeonato Holandês e passou em branco nas outras competições. O Ajax ficou com a quarta colocação no Campeonato Holandês, saiu na segunda fase da Copa da Holanda perdendo por 1 a 0 fora de casa para o Heracles Almelo e foi eliminado nas semifinais da Champions League com duas derrotas para a Juventus.


Na temporada 1997/98 o craque holandês chegou ao Arsenal. Ele teve uma boa temporada de estreia fazendo um dos gols do título da Copa da Inglaterra na vitória sobre o Newcastle por 2 a 0. Overmars marcou 2 gols na vitória por 4 a 0 em casa sobre o Everton no jogo que deu o título do Campeonato Inglês ao Arsenal. Além dos títulos nacionais, o Arsenal foi eliminado na primeira fase da Europa League pelo grego PAOK. Ele marcou 12 gols no liga inglesa e 4 gols na Copa da Inglaterra.

Overmars no Arsenal

O Arsenal colecionou decepções em 1998/99. O clube foi vice no campeonato inglês um ponto atrás do Manchester United e foi eliminado pelo mesmo time na Copa da Inglaterra, perdendo por 2 a 1. Na Champions League, a equipe foi eliminada na fase de grupos que contava com o ucraniano Dynamo Kyiv, o francês Lens e o grego Panathinaikos. O Arsenal conseguiu 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Overmars fez uma temporada mediana com 6 gols na liga inglesa, 5 gols na copa nacional e 1 gol no torneio europeu.


Em 1999/2000, Overmars melhorou seu desempenho ajudando o Arsenal na Europa League. O clube foi eliminado na fase de grupos da Champions League e por ter ficado no 3º em seu grupo foi enviado para a Europa League. No torneio continental o Arsenal perdeu na final para o turco Galatasaray nos pênaltis por 4 a 1 depois do empate por 0 a 0 no tempo normal, o craque foi substituído no segundo tempo da prorrogação. Overmars marcou 3 gols na Champions League e 2 gols na Europa League. O Arsenal foi vice-campeão inglês e foi eliminado precocemente na Copa da Inglaterra. O holandês fez 1 gol na Copa inglesa e 7 gols no campeonato nacional.



Declínio num clube gigante


Overmars chegou ao Barcelona em 2000/01, a primeira temporada dele foi discreta. Ele marcou 8 gols no campeonato espanhol e o Barcelona ficou em quarto lugar. O clube foi eliminado na semifinal da Copa da Espanha pelo Celta com uma derrota fora de casa por 3 a 1 e um empate em casa por 1 a 1. O clube foi eliminado na fase de grupos da Champions League e se classificou para a Europa League, no torneio foi eliminado nas semifinais pelo Liverpool depois de empatar em casa por 0 a 0 e perder fora de casa por 1 a 0.


O craque esteve menos presente na temporada 2001/02. Ele só fez 1 gol que foi marcado na Champions League, o Barcelona chegou até as semifinais do torneio, mas foi eliminado pelo Real Madrid com uma derrota em casa por 2 a 0 e um empate fora de casa por 0 a 0. No Campeonato Espanhol, o time ficou em quarto e foi eliminado na primeira fase da Copa do Rei depois de perder para o Figueres por 1 a 0 fora de casa.


A carreira de Overmars entrou em declínio. Na temporada 2002/03, O Barcelona foi eliminado na Champions League depois de empatar fora de casa por 1 a 1 e perder dentro de casa por 2 a 1 para a Juventus. O Barcelona ficou em sexto no Campeonato Espanhol e foi eliminado novamente na primeira fase da Copa da Espanha, dessa vez por 3 a 2 para o Novelda num jogo fora de casa. Overmars marcou 6 gols no Campeonato Espanhol e 1 gol na Champions League.


2003/2004 foi a temporada de despedida de Overmars. O atleta fez uma temporada ruim com apenas 1 gol no campeonato nacional e 2 gols na Copa da Espanha contra o Ciudad Múrcia. O Barcelona foi vice do Campeonato Espanhol, foi eliminado da Copa espanhola nas quartas perdendo em casa para o Zaragoza por 1 a 0 e depois empatando fora de casa por 1 a 1. O clube espanhol foi eliminado da Champions League nas oitavas pelo escocês Celtic perdendo fora de casa por 1 a 0 e empatando em casa por 1 a 1. O último jogo da carreira do craque holandês foi numa derrota de sua seleção por 2 a 1 para Portugal na Eurocopa de 2004. Pela seleção holandesa, Overmars fez 17 gols em 86 jogos de 1993 a 2004. Ele participou das Copas do Mundo de 1994 e 1998, marcando um gol no torneio de 1998.



Volta ao clube do coração


Overmars voltou da aposentadoria em 2008. Ele foi jogar no clube que o projetou, o Go Ahead Eagles. Ele estava com 35 anos e foi ajudar seu time na segunda divisão holandesa na temporada 2008/09. O craque reestreou no dia 15 de agosto de 2008 num empate em casa contra o Fortuna Sittard por 1 a 1, ele entrou no segundo tempo e jogou apenas 29 minutos, 4628 torcedores estavam presentes na partida.

Momento em que Overmars voltou a jogar pelo Go Ahead Eagles em 2008

O time chegou a ter duas sequências de 5 jogos invictos com Overmars em campo. O veterano participou dos 90 minutos em 3 partidas, numa delas na vitória contra o Oss fora de casa por 2 a 0 ele deu uma assistência para gol. O craque jogou 24 dos 38 confrontos do torneio. O Go Ahead Eagles ficou em sétimo lugar na competição. Overmars se despediu novamente do futebol entrando no minuto final da vitória por 1 a 0 sobre o Oss na penúltima rodada. Ele se despediu no estádio De Adelaarshorst com 4233 pessoas nas arquibancadas, o jogo foi no dia 1 de maio de 2009.


Comments


© Camisa Sete. Criado por Gabriel Bomfim.

bottom of page