top of page

Um futebol dividido

  • Gabriel Bomfim
  • 1 de jul. de 2018
  • 10 min de leitura

O Chipre é um país dividido desde sua independência em 1960, Grécia e Turquia disputam a anexação do Chipre a seus países. A ilha do Chipre é um lugar dividido entre sul com maior influência grega e o norte com mais influência turca.

No futebol o país também é separado. A seleção cipriota joga pela UEFA, apesar do país ser dividido entre Europa e Ásia. A primeira competição do Chipre foi a eliminatória da Copa do Mundo de 1962. Nas eliminatórias da Copa do Mundo, a primeira vitória do Chipre veio em 1973, no confronto contra a Irlanda do Norte em casa, os cipriotas venceram por 1 a 0. O gol da seleção foi marcado por Kokos Antoniou.

KOKOS

ANTONIOU

Os melhores resultados cipriotas em eliminatórias para Copa do Mundo foram na de 1998 e 2010.

Nas eliminatórias de 1998, o Chipre conseguiu 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Fez 10 gols e sofreu 15. O grupo tinha Bulgária, Rússia, Israel e Luxemburgo. O primeiro bom resultado veio na segunda rodada, vitória em casa por 2 a 0 contra Israel em casa. O segundo grande jogo foi na quarta rodada no empate em casa por 1 a 1 com a Rússia. E os outros dois bons resultados vieram com duas vitórias sobre Luxemburgo, a primeira na sétima rodada com 3 a 1 fora de casa e a segunda na rodada final com 2 a 0 dentro de casa. O Chipre ficou em 4º lugar no grupo com 7 pontos a menos que a Rússia que ficou em 2º e foi para a repescagem europeia. O artilheiro da seleção foi Siniša Gogić com 3 gols.

Siniša Gogić

Na campanha das eliminatórias de 2010, a seleção cipriota teve a campanha de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Os cipriotas fizeram 14 gols (recorde de gols feitos pelo Chipre em eliminatórias para Copa do Mundo) e sofreram 16. O primeiro grande jogo feito pelo Chipre aconteceu na quarta rodada, vitória por 2 a 1 sobre a Geórgia em casa.

O segundo grande resultado foi na nona rodada, goleada em casa por 4 a 1 contra Bulgária.

Na última rodada um dos melhores resultados escapou nos acréscimos, derrota de 3 a 2 para a Itália fora de casa. O Chipre abriu 2 a 0 com um gol no início do primeiro tempo e outro no início do segundo tempo, mas tomou a virada em 14 minutos.

Nas eliminatórias para Eurocopa, a primeira vitória cipriota aconteceu em 1968, em jogo válido pelas eliminatórias da Euro do mesmo ano. O triunfo veio na última rodada, 2 a 1 sobre a Suíça em casa.

As melhores campanhas da seleção cipriota pelas eliminatórias para Euro foram em 2000, 2004 e 2016.

Nas eliminatórias de 2000, o Chipre venceu 4 e perdeu 4 jogos. Marcou 12 gols e sofreu 21.

Na estreia conseguiu uma vitória incrível por 3 a 2 contra a Espanha em casa, abrindo 2 a 0, sofrendo um gol (2 a 1), depois marcando o terceiro (3 a 1) e tomando o segundo aos 45 do segundo tempo (3 a 2).

A segunda vitória foi na terceira rodada, 1 a 0 fora de casa contra San Marino.

A terceira vitória foi na rodada seguinte, 4 a 0 em casa contra San Marino.

O quarto triunfo aconteceu na sexta rodada, vitória contra Israel por 3 a 2 em casa, Chipre abriu 1 a 0, tomou o empate, depois fez 2 a 1, sofreu outro empate e por fim fez o 3 a 2 perto do fim do confronto.

Na última rodada, O Chipre estava em terceiro com 12 pontos. Espanha com 18 pontos em primeiro já classificada para a Euro 2000, Israel com 13 pontos em segundo indo para repescagem e Áustria praticamente eliminada com 10 pontos em quarto.

O Chipre acabou perdendo para a Áustria por 3 a 1 fora de casa, depois de sair perdendo por 2 a 0, conseguiu o gol de honra, mas depois tomou o 3 a 1. No dia seguinte a Espanha goleou Israel na Espanha por 3 a 0. Se o Chipre tivesse ganho, classificaria para a repescagem. Esse foi o momento que o Chipre ficou mais próximo de jogar uma Eurocopa.

Nas eliminatórias de 2004, a seleção cipriota ganhou 2 jogos, empatou 2 e perdeu 4. Foram 9 gols marcados e 18 sofridos.

As duas vitórias foram sobre Malta. A primeira veio na segunda rodada, vitória por 2 a 1 em casa. A segunda foi na sexta rodada, vitória fora de casa por 2 a 1. Michalis Konstantinou foi o artilheiro da seleção com 3 gols.

Michalis Konstantinou

Nas eliminatórias de 2016, O Chipre viveu um bom momento, na campanha foram 4 vitórias e 6 derrotas. Fez 16 gols e sofreu 17. A primeira vitória foi na estreia fora de casa contra a Bósnia por 2 a 1 de virada, a Bósnia perdeu um pênalti pego pelo goleiro cipriota Antonis Georgallides.

ANTONIS

GEORGALLIDES

A segunda vitória veio na quarta rodada, goleada por 5 a 0 sobre Andorra em casa.

A terceira vitória veio na sexta rodada, 3 a 1 de virada fora de casa contra Andorra.

A quarta vitória aconteceu na penúltima rodada, 2 a 1 sobre Israel fora de casa. O Chipre abriu o placar, sofreu o empate, mas 4 minutos depois fez o 2 a 1.

Na última rodada, a seleção cipriota tinha possibilidade de classificação para repescagem, precisava vencer a Bósnia. A Bósnia estava em terceiro lugar com 14 pontos, Israel estava em quarto com 13 pontos e o Chipre em quinto com 12 pontos. A Bélgica que era líder do grupo, venceu por 3 a 1 Israel na Bélgica. O Chipre em casa perdeu por 3 a 2 para Bósnia, a Bósnia abriu o placar , tomou a virada e virou para 3 a 2. O artilheiro cipriota nessas eliminatórias foi Nestoras Mitidis com 4 gols.

Nestoras Mitidis

Em 2018, o Chipre vai jogar a Liga das Nações da UEFA na Liga C (terceira divisão). O Chipre estreia fora de casa contra a Noruega, o segundo jogo vai ser contra Eslovênia em casa, o terceiro é contra Bulgária fora de casa, o quarto confronto é com a Eslovênia fora de casa, o quinto será contra Bulgária em casa e a rodada final contra Noruega em casa.

A seleção feminina do Chipre fez sua primeira partida no dia 25 de abril de 2002, perdendo por 4 a 2 para Grécia em casa. Até hoje (2018) a seleção cipriota fez 26 jogos, todos eles amistosos. São 9 vitórias, 1 empate e 16 derrotas. De 2007 até 2012 a seleção ficou sem jogar. A primeira vitória do Chipre foi no dia 8 de abril de 2014, 4 a 0 sobre Luxemburgo fora de casa. A última vitória foi a maior, 7 a 1 sobre o Barein em casa. A seleção participou de 2015 a 2017 de uma competição criada para seleções menores da Europa, a Aphrodite Cup que é disputada no Chipre em março. Essa copa não foi disputada em 2018. A seleção cipriota nunca foi campeã da competição amistosa. Nesse ano as cipriotas só disputaram amistosos contra clubes.

CHIPRE

A parte turca da ilha cipriota se chama Chipre do Norte, o país declarou independência em 1983. Sua independência só é reconhecida pela Turquia.

No futebol, o Chipre do Norte não é filiado a FIFA. A seleção disputa competições para seleções não filiadas a entidade.

Os norte-cipriotas disputaram 4 das 9 Copas do Mundo.

O Chipre do Norte disputou a primeira Copa do Mundo, a copa de 2006 disputada na Alemanha, com a seleção da República de Sankt Pauli (clube alemão) como sede. Na estreia, vitória por 1 a 0 contra Groenlândia. Na segunda partida, vitória por 3 a 1 sobre Zanzibar, depois de abrir 2 a 0, sofreu 1 gol, mas fez o 3 a 1. Na semifinal, vitória por 2 a 0 sobre Gibraltar (seleção filiada a FIFA desde 2016 e a UEFA desde 2013). Na final, empate em 0 a 0 com Zanzibar com vitória nos pênaltis por 4 a 1.

Voltou a disputar na sexta edição da Copa do Mundo em 2012, disputada no Iraque, com a seleção do Curdistão Iraquiano como sede. Na estreia venceu Darfur por 15 a 0. No segundo jogo, derrota para Provença de virada por 2 a 1. Na semifinal, vitória por 2 a 0 sobre Zanzibar. Na final, derrota para o Curdistão Iraquiano por 2 a 1, saiu perdendo por 2 a 0 e diminuiu no fim do primeiro tempo.

A terceira participação foi na oitava edição em 2016, disputada na Geórgia, a seleção da Abecásia foi a sede. Na estreia, vitória de virada sobre Padânia por 2 a 1. No segundo jogo, goleada sobre a Récia por 7 a 0. Nas quartas de final, empate com os Coreanos Unidos no Japão por 1 a 1 e nos pênaltis vitória por 4 a 2. Nas semifinais, derrota por 2 a 0 para Abecásia. E na decisão do terceiro lugar, vitória por 2 a 0 sobre a Padânia.

A quarta participação foi na nona edição em 2018, disputada na Inglaterra, a seleção da Barawa (somalianos moradores da Inglaterra). Na estreia, empate com Kárpátalja por 1 a 1. No segundo jogo, vitória por 3 a 1 sobre o Tibet, abrindo o placar, tomando o empate e depois abrindo 2 gols de vantagem (3 a 1). No terceiro jogo, empate com a Abecásia por 2 a 2, saindo perdendo, virando o jogo e tomando o gol de empate nos minutos finais. Nas quartas, goleada por 8 a 0 contra Barawa. Na semifinal, vitória por 3 a 2 sobre a Padânia, saindo atrás no placar, empatando (1 a 1), fica atrás no placar novamente (2 a 1) e virando para 3 a 2. Na final, empate por 0 a 0 com Kárpátalja e derrota nos pênaltis por 3 a 2.

A seleção feminina do Chipre do Norte parece não existir.

CHIPRE

DO

NORTE

Futebol Masculino do Chipre

O campeonato cipriota começou na temporada 1934/35. Os campeões da competição são:

APOEL

27 TÍTULOS

OMONIA

20 TÍTULOS

ANORTHOSIS

13 TÍTULOS

AEL

6 TÍTULOS

EPA

3 TÍTULOS

OLYMPIAKOS NICOSIA

3 TÍTULOS

APOLLON

3 TÍTULOS

PEZOPORIKOS

2 TÍTULOS

TRUST

1 TÍTULO

ÇETINKAYA

1 TÍTULO

Os clubes cipriotas de destaque são Apoel e Omonia. Começando pelo Apoel, o clube além de ter 27 títulos do campeonato do Chipre, tem 21 títulos da copa do Chipre, sendo assim o maior campeão dos dois torneios.

O grande resultado da história do clube foi na Champions League da temporada 2011/12. O clube estreou na segunda fase (antes da fase de grupos) contra o Skënderbeu da Albânia, vitória no jogo de ida por 2 a 0 fora de casa e goleada por 4 a 0 em casa na volta.

Na terceira fase confronto contra o Slovan Bratislava da Eslováquia, na ida em casa empatou por 1 a 1 e na volta fora de casa venceu por 2 a 0.

Na quarta fase contra o Wisla Kraków da Polônia, na ida fora de casa foi derrotado por 1 a 0 e na volta em casa vitória por 3 a 1, o Apoel saiu vencendo por 2 a 0, tomou um gol no meio do segundo tempo (2 a 1) e aos 42 do segundo tempo veio o gol da classificação.

No jogo de estreia na fase de grupos, o Apoel venceu o Zenit da Rússia de virada em casa por 2 a 1.

No segundo jogo, o Apoel empatou por 1 a 1 fora de casa contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, depois de ter aberto o placar, tomou o empate em 3 minutos.

Na terceira partida, empate fora de casa com o Porto de Portugal por 1 a 1, o Apoel arrancou o empate no primeiro tempo.

Na quarta partida, uma incrível vitória por 2 a 1 sobre o Porto em casa, o Apoel abriu o placar, o Porto empatou aos 44 do segundo tempo e aos 45 do segundo tempo o Apoel fez o gol da vitória.

No quinto confronto, empate com o Zenit em 0 a 0 fora de casa.

Na rodada final, o Apoel perdeu por 2 a 0 para o Shakhtar Donetsk em casa.

Nas oitavas, o Apoel teve dois grandes confrontos com o Lyon da França, na ida fora de casa derrota por 1 a 0 e na volta em casa venceu por 1 a 0 e jogou os últimos 5 minutos da prorrogação com 1 menos. Nos pênaltis 4 a 3 para o Apoel.

Nas quartas de final, o Apoel enfrentou Real Madrid da Espanha, perdeu na ida por 3 a 0 em casa e no jogo da volta perdeu por fora de casa por 5 a 2.

O outro clube cipriota de destaque é o Omonia, o clube além dos 20 títulos da liga cipriota, tem 14 títulos da copa do Chipre.

A melhor campanha em campeonatos europeus foi na Europa League temporada 2011/12. O clube estreou na na terceira fase contra o ADO Den Haag da Holanda, na ida venceu por 3 a 0 em casa e na volta perdeu fora de casa por 1 a 0.

Na quarta fase (última antes da fase de grupos) enfrentou o Red Bull Salzburg da Áustria. Na ida em casa venceu por 2 a 1 de virada e na volta perdeu por 1 a 0, tomando o gol no começo do segundo tempo. Por 1 gol, o Omonia perdeu a chance de jogar a fase de grupos da Europa League.

Futebol Feminino no Chipre

A liga feminina do Chipre começou na temporada 1998/99. As maiores campeãs do campeonato cipriota são:

APOLLON

9 TÍTULOS

AEK

5 TÍTULOS

PAOK LEDRA

2 TÍTULOS

LEFKOTHEA

2 TÍTULOS

VAMOS IDALIOU

1 TÍTULO

BARCELONA

1 TÍTULO

O maior clube feminino do Chipre é o Apollon que foi fundado em 2007, além dos 9 títulos da liga cipriota (9 seguidos), tem 10 títulos da copa do Chipre (10 seguidos). Da temporada 2008/09 até a temporada 2017/18 são 19 títulos de 20 disputados no Chipre, no total são 19 títulos de 22 disputados no Chipre.

Na Champions League passou da fase de grupos 7 vezes em 9 participações. A melhor campanha do Apollon na competição foi na temporada 2014/15. Os três jogo da primeira fase foram na Lituânia. A estreia foi contra o Gintra Universitetas da Lituânia, vitória por 3 a 1. No segundo jogo, empate em 0 a 0 com o Vllaznia da Albânia. E no terceiro jogo, vitória por 3 a 1 sobre o Klaksvík das Ilhas Faroé. Na segunda fase, confrontos contra o Brondby da Dinamarca, na ida vitória por 1 a 0 em casa com gol aos 45 do segundo tempo. Na volta fora de casa derrota no tempo normal por 1 a 0, na prorrogação o Apollon abre o placar aos 5 minutos, mas toma 2 gols em 8 minutos entre o fim do primeiro tempo e meio do segundo tempo, perdendo por 3 a 1.

O outro clube de destaque é o Barcelona que foi fundado em 2016, além do título do campeonato cipriota conquistado na temporada (2017/18), é bi-vice campeão seguido da copa do Chipre (2016/17 e 2017/18) e na sua estreia na liga do Chipre, na temporada 2016/2017, ficou em 3º lugar. Na temporada 2018/19 disputará sua primeira Champions League. Na temporada 2017/18, o Barcelona teve como destaque a jogadora estadunidense Krystyna Freda que marcou 61 gols em 18 jogos do campeonato cipriota.

Apollon 0x4 Barcelona, 4 gols nos 9 minutos finais do jogo

Krystyna Freda

Futebol Masculino no Chipre do Norte

O campeonato norte-cipriota é disputado desde a temporada 1955/56, a liga conta com 9 campeões. O maior clube do Chipre do Norte é o Çetinkaya que tem 14 títulos do campeonato do Chipre do Norte e também tem um título na liga do Chipre, além de 17 títulos da copa norte-cipriota e 2 copas do Chipre. O último título da equipe foi na temporada 2012/13.

Futebol Feminino no Chipre do Norte

O campeonato feminino do Chipre do Norte começou no campeonato 2007/08 e anos depois foi cancelado em 2012. O único time existente no futebol feminino do Chipre do Norte é o Akdeniz Nurçelik. O clube disputa a segunda divisão do campeonato turco, na temporada 2017/18 ficou em 6º lugar no campeonato.

AKDENIZ NURÇELIK

Commenti


© Camisa Sete. Criado por Gabriel Bomfim.

bottom of page