O início da Champions League 2020/21
- Gabriel Bomfim
- 8 de ago. de 2020
- 5 min de leitura
Começou hoje (dia 8 de agosto) a Champions League 2020/21. A competição se inicia um dia depois do retorno da Champions League 2019/20 após a paralisação devido a pandemia de Covid-19. O torneio retornou com os confrontos entre Juventus e Lyon, e entre Manchester City e Real Madrid.
Os jogos da fase preliminar da competição de 2020/21 foram disputados no estádio Colovray na cidade de Nyon, na Suíça. A fase preliminar tem sede única desde a temporada 2018/19, mas pela primeira vez os confrontos serão em campo neutro devido a pandemia de coronavírus.
Tre Fiori 0x2 Linfield
Na primeira partida de hoje, o norte-irlandês Linfield venceu por 2 a 0 o san-marinense Tre Fiori numa disputa equilibrada. As duas equipes chegaram pouco ao ataque. O Linfield só conseguiu se aproveitar de sua superioridade histórica no segundo tempo.
O primeiro gol da equipe norte-irlandesa foi marcado aos 26 da segunda etapa pelo malgaxe Bastien Héry. O Linfield matou o jogo com o gol do congolês Christy Manzinga aos 38 do segundo tempo. O Tre Fiori teve o italiano Giacomo Pracucci expulso aos 41 minutos da etapa final e não conseguiu reagir com um jogador a menos.

Manzinga (esquerda) e Héry (direita), os autores dos gols do Linfield
Drita 2x1 Inter Club d'Escaldes
No outro confronto do dia, o kosovar Drita venceu o andorrano Inter Club d'Escaldes por 2 a 1. O placar apertado omite o amplo domínio do Drita. O time kosovar finalizou 20 vezes, enquanto o clube andorrano teve apenas 4 finalizações.
A partida começou equilibrada com o Drita abrindo o placar com um gol do kosovar Bujar Shabani aos 21 do primeiro tempo. E o Inter Club d'Escaldes empatando aos 29 da etapa inicial com gol marcado pelo andorrano Emili Garcia.
O gol da vitória do Drita foi marcado aos 48 minutos do primeiro tempo pelo kosovar Hamdi Namani. Na segunda etapa, o Drita começou a pressionar por mais gols, mas a defesa do Inter Club d'Escaldes e a falta de pontaria dos jogadores da equipe kosovar impediram a alteração do placar no segundo tempo.
Os classificados
Drita e Linfield vão se enfrentar no dia 11 de agosto, também no estádio Colovray, na Suíça. O vencedor do confronto se classifica para a primeira fase qualificatória da Champions League 2020/21, tendo como possível adversário algum clube tradicional na Europa como o escocês Celtic e o sérvio Crvena Zvezda que já conquistaram o torneio. O rival será definido num sorteio amanhã (9 de agosto).
Linfield
O Linfield é um gigante multicampeão. A equipe conquistou o 54º título do Campeonato Norte-Irlandês em 2019/20, tornando-se assim o maior campeão nacional do mundo ao lado do escocês Rangers. O time norte-irlandês é também 43 vezes campeão da Copa Norte-Irlandesa e tem 10 títulos da Copa da Liga da Irlanda do Norte.
A melhor participação do Linfield em Champions League foi na temporada 1966/67. Na estreia eliminou o Aris, de Luxemburgo, com empate fora de casa por 3 a 3 e vitória em casa por 6 a 1. Depois eliminou o norueguês Vålerenga vencendo por 4 a 1 fora de casa e empatando por 1 a 1 em casa. O Linfield foi eliminado nas quartas pelo búlgaro CSKA com empate por 2 a 2 em casa e com derrota por 1 a 0 fora de casa.
O atual treinador do Linfield é David Healy, ele é o maior artilheiro da história da seleção norte-irlandesa. Healy treina o clube desde 2015, quando tinha apenas 34 anos. Sob o comando dele, o time venceu mais de 64% das partidas.
O clube norte-irlandês tem no meio-campo o ídolo Jamie Mulgrew que está na equipe desde 2005. Com ele em campo, o Linfield foi campeão da liga nacional 9 vezes. Outros jogadores importantes do time são: Andrew Waterworth, Kirk Millar e Joel Cooper.
Waterworth é atacante, tem 34 anos e foi o artilheiro do Linfield no último campeonato nacional com 13 gols. O meia Millar foi decisivo com 13 assistências, além de 6 gols. E por fim, o jovem de 24 anos, Cooper fez uma temporada sensacional com 11 gols e 12 assistências. Os três craques são norte-irlandeses.
Drita
O Drita é tricampeão do Campeonato de Kosovo (2002/03, 2017/18, 2019/20) e tem 1 título da Copa Kosovar conquistado em 2000/01. Como Kosovo se tornou membro da FIFA e da UEFA apenas em 2016, o Drita teve sua primeira oportunidade em competições europeias em 2018/19.
O clube conseguiu passar de fase contra o Santa Coloma, de Andorra, e o Lincoln Red Imps, de Gibraltar. Mas acabou sendo eliminado pelo tradicional sueco Malmö. No campeonato nacional de 2019/20, o Drita teve como principal jogador, o kosovar Xhevdet Shabani que marcou 7 gols e deu 12 assistências.

Xhevdet Shabani, o craque do Drita
Os eliminados
Tre Fiori
O Tre Fiori, de San Marino, é 8 vezes campeão da Liga de San Marino. O clube tem também 7 conquistas da Copa de San Marino. A equipe san-marinense nunca venceu uma partida de Champions League, tendo empatado 2 jogos e perdido 5 confrontos.
O time san-marinense teve sua única vitória em competições europeias na temporada 2018/19. Jogando na Europa League, o Tre Fiori venceu o galês Bala Town por 3 a 0 em casa e mesmo com a derrota fora de casa por 1 a 0 se classificou para a segunda fase.
O jogador mais decisivo da equipe é o cubano Joel Apezteguia, que marcou 4 gols no jogo do título nacional em 2019/20 e se mostra eficiente mesmo aos 36 anos. O macedônio Bojan Gjurchinoski também figura entre os melhores atletas do Tre Fiori, ele marcou 10 gols no Campeonato San-marinense de 2019/20.
Inter Club d'Escaldes
O Inter Club d'Escaldes é um dos participantes mais interessantes do torneio. O time de Andorra só conquistou 1 título do campeonato nacional (2019/20) e da Copa de Andorra (2020). Fundado em 1991, só foi rebaixado uma vez para a segunda divisão nacional, torneio que foi campeão em 2016/17.

Titulares do Inter Club d'Escaldes no jogo de hoje
3 lendas andorranas jogam pelo clube: Ildefons Lima, Marc Pujol e Juli Sánchez. Lima foi contratado na temporada 2018/19, o zagueiro é o maior artilheiro da história da seleção de Andorra com 11 gols e é também o atleta com mais jogos (128). Ele tem 40 anos.
Pujol, que em menos de um mês fará 38 anos, foi contratado na atual temporada e tem 83 partidas pela seleção andorrana. Já Sánchez tem 42 anos, ele também foi contratado em 2019/20, o atacante joga pela seleção desde 1996.
Em meio aos ídolos locais, o espanhol Genís Soldevila se destacou sendo artilheiro do Campeonato Andorrano com 16 gols. Ele tinha se aposentado em julho de 2017 depois de jogar a carreira toda no futebol espanhol, mas 1 ano depois voltou aos gramados pelo Inter Club d'Escaldes.
Comments