Basaksehir completa trinta anos com título inédito
- Gabriel Bomfim
- 20 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
O Basaksehir conquistou pela primeira vez o título do campeonato turco. A equipe estava disputando o 1º lugar com o Trabzonspor. Faltando duas rodadas para o fim do torneio, o Basaksehir precisava de uma vitória para ser campeão ou de um tropeço do Trabzonspor.
Na 33ª rodada do campeonato turco finalizada ontem (dia 19), o Basaksehir venceu o Kayserispor em casa por 1 a 0 com gol do turco Mahmut Tekdemir. O autor do gol do título é zagueiro, capitão do time e está no Basaksehir desde o início da carreira em 2006. Tekdemir é o atleta com mais jogos na história do clube, tendo participado de 367 partidas. Ele jogou pelo Basaksehir quando o time estava na segunda divisão turca e fez alguns jogos pela seleção da Turquia.

Tekdemir (direita) comemorando o gol do título ao lado de Visca (esquerda)
Outro grande nome do clube é o bósnio Edin Visca está na equipe desde 2011/2012, ele chegou ao Basaksehir quando o time era coadjuvante na Turquia, Visca chegou a jogar uma temporada na segunda divisão. O craque é figurinha carimbada nas convocações da Bósnia. Pelo Basaksehir, o meia é o segundo com mais jogos (317) e o maior artilheiro da história com 86 gols. Visca perdeu um pênalti no jogo decisivo.
Mais duas figuras do elenco atual foram essenciais para a construção desse ótimo Basaksehir, um deles é o moldavo Alexandru Epureanu que está no clube desde a temporada 2014/15 sendo sempre titular e como zagueiro ele ajudou o Basaksehir a ter a melhor defesa do campeonato sofrendo 31 gols em 33 jogos. Ele é um dos jogadores mais importantes da história da seleção da Moldávia.
O outro é o goleiro turco Volkan Babacan também joga pelo Basaksehir desde 2014/15, ele foi titular absoluto nas quatro primeiras temporadas, mas nas duas últimas entrou em campo em poucas vezes. Na temporada atual, Babacan só jogou 4 partidas, todas na Copa da Turquia. O jogador foi titular da Turquia na Eurocopa de 2016.
A equipe atual conta também com uma constelação de estrelas internacionais com mais de 30 anos como Demba Ba (senegalês), Eljero Elia (holandês), Robinho (brasileiro), Gökhan Inler (suíço), Mehmet Topal (turco), Martin Skrtel (eslovaco) e Gaël Clichy (francês).
Alguns jogadores que não estão mais no Basaksehir como o sueco Samuel Holmén, o togolês Emmanuel Adebayor e os brasileiros Márcio Mossoró e Doka Madureira marcaram a história do clube e ajudaram a equipe a ter boas posições no Campeonato Turco.
O tamanho da façanha
O Basaksehir se tornou o sexto clube campeão do Campeonato Turco. O torneio foi disputado pela primeira vez na temporada 1956/57, os maiores campeões são os três gigantes times do país: Galatasaray com 22 títulos, Fenerbahçe com 19 e Besiktas com 15 conquistas. Antes do título do Basaksehir na atual temporada, outros dois clubes menores tinham sido campeões. O Trabzonspor tem o hexacampeonato (1975/76, 1976/77, 1978/79, 1979/80, 1980/81 e 1983/84) e o Bursaspor conquistou 1 título em 2009/10.

Jogadores do Bursaspor na comemoração do título de 2009/10
Existem 3 times que foram somente vices na competição: o Eskişehirspor foi 3 vezes, o Adanaspor ficou em segundo lugar 1 vez e Sivasspor também ficou 1 vez e pode ser vice na atual temporada.
Começo da história do Basaksehir
O Basaksehir foi fundado em 1990, a equipe revezou entre a terceira e a segunda divisão turca até o fim dos anos 90 quando se firmou na 2ª divisão. Depois de temporadas ruins no início dos anos 2000, o clube conseguiu o segundo lugar em 2006/07 e subiu pela primeira vez para a 1ª divisão.
O Basaksehir teve 5 temporadas medianas na primeira divisão, tendo sido vice-campeão da Copa da Turquia em 2010/11, perdendo na final para o Besiktas nos pênaltis. Em 2012/13, o time ficou no meio da tabela durante a maior parte do Campeonato Turco, mas nas últimas 10 rodadas lutou contra o rebaixamento e terminou no 16º lugar caindo para a segunda divisão.
Na temporada 2013/14, o Basaksehir conquistou o título da segunda divisão turca e retornou a 1ª divisão. Com a chegada de Babacan e Epureanu na volta do clube a primeira divisão em 2014/15, o Basaksehir conseguiu ficar em quarto lugar. Babacan foi decisivo na campanha por ter sido o goleiro da liga turca que passou mais jogos sem sofrer gols, foram 16 partidas sem tomar gol.
Consolidação como equipe poderosa na Turquia
A equipe passou a ser patrocinada pelo plano de saúde turco Medipol em 2015/16, o patrocinador investiu principalmente em contratações de veteranos estrangeiros. O time ficou novamente em quarto lugar em 2015/16.
O Basaksehir contratou Adebayor e o ídolo nacional Emre Belözoglu em 2016/17. No campeonato turco, o time foi líder por 15 das 34 rodadas, mas acabou sendo vice para o Besiktas. A equipe conseguiu uma campanha histórica na Copa da Turquia, o time eliminou o Galatasaray vencendo por 2 a 1 em casa nas oitavas, o Basaksehir empatou por 2 a 2 nos dois jogos das semifinais contra o Fenerbahçe e venceu por 10 a 9 nos pênaltis.
Basaksehir 2x1 Galatasaray
Na final da Copa Turca de 2016/17, o Basaksehir enfrentou o Konyaspor, mas mesmo sendo favorito empatou por 0 a 0 e perdeu nos pênaltis por 4 a 1. Até aquele momento foi a melhor temporada da história do Basaksehir.
Na temporada 2017/18, a equipe ficou com a terceira colocação no Campeonato Turco. O Basaksehir se tornou um intruso entre os clubes gigantes da Turquia. O time liderou 22 das 34 rodadas no Campeonato Turco de 2018/19, mas foi ultrapassado pelo Galatasaray faltando 4 rodadas para o fim do torneio e ficou com o vice.
A temporada atual (2019/20) teve a pandemia de coronavírus paralisando o futebol turco, o campeonato foi retomado na 27ª rodada e logo na 28ª, o Basaksehir tomou a liderança do Trabzonspor. Na penúltima rodada (33ª), o Basaksehir conquistou o título inédito da Liga Turca entrando para a história do futebol na Turquia.
O Basaksehir está em busca de outro título inédito em 2019/20, a equipe está na Europa League. O time foi eliminado na fase preliminar da Champions League e foi para a fase de grupos da Europa League. O Basaksehir foi líder do grupo que contava com a Roma, com o alemão Borussia Mönchengladbach e com o austríaco Wolfsberg.
O clube turco conseguiu uma classificação histórica na segunda fase contra o Sporting, de Portugal. A primeira partida foi disputada em Portugal e o Basaksehir foi derrotado por 3 a 1. No jogo de volta na Turquia, o Basaksehir venceu por 3 a 1 com um gol de Visca aos 46 do segundo tempo e o craque bósnio marcou também um gol de pênalti no penúltimo minuto da prorrogação.
A Europa League foi paralisada devido a pandemia de Covid-19 após alguns jogos de ida das oitavas. O Basaksehir tinha vencido o dinamarquês Kobenhavn em casa por 1 a 0 em março, o jogo de volta será disputado na Dinamarca no dia 5 de agosto.
Basaksehir 1x0 Kobenhavn
Essa já é a melhor campanha do Basaksehir em competições europeias. O torneio continental terá a partir da próxima fase confrontos apenas em jogos únicos disputados na Alemanha e termina no dia 21 de agosto.
O Basaksehir vive o melhor momento de sua história, mas infelizmente sem sua torcida, acompanhando de perto, devido a pandemia do coronavírus. Essa distância física entre seus torcedores e seus clubes permanecerá por tempo indeterminado. O importante é que todos se protejam para que algum dia, sem a doença, essa relação de amor entre torcidas e equipes volte a ser próxima.
Comments