América de Cali, o tetra vice-campeão da Libertadores
- Gabriel Bomfim
- 31 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
O colombiano América de Cali está na Libertadores 2020 no grupo de Grêmio, Universidad Católica e Internacional. A equipe é a atual campeã do Campeonato Colombiano, título que não ganhava desde 2008.
As campanhas mais marcantes do América de Cali nas Libertadores anteriores foram os quatro vices do clube (1985, 1986, 1987 e 1996). O time é o que tem mais vices entre os que nunca foram campeões do torneio.
Libertadores 1985
Na Libertadores de 1985, o América de Cali empatou em casa por 0 a 0 com o colombiano Millonarios na estreia da fase de grupos. A equipe teve outro empate por 0 a 0, dessa vez com o paraguaio Cerro Porteño fora de casa. Na terceira rodada, o América de Cali empatou por 1 a 1 fora de casa contra o paraguaio Guaraní e depois por 0 a 0 contra o Millonarios também fora de casa
O América de Cali precisava de vitórias nas duas últimas rodadas para se classificar para a segunda fase. O clube venceu por 2 a 0 o Cerro Porteño em casa. E na partida decisiva, conseguiu uma vitória por 2 a 1 contra o Guaraní em casa.

América de Cali em 1985
A segunda fase também era de grupos. O América de Cali estreou empatando com o uruguaio Peñarol por 1 a 1. Depois o clube colombiano perdeu para o equatoriano El Nacional por 2 a 0. Os dois jogos foram fora de casa
Novamente a equipe colombiana precisava vencer os dois jogos decisivos. O América de Cali surpreendeu goleando o Peñarol por 4 a 0 e o El Nacional por 5 a 0. As duas partidas foram na Colômbia.
O América de Cali enfrentou o Argentinos Juniors, da Argentina, na final da Libertadores. O jogo de ida na Argentina terminou com vitória do Argentinos Juniors por 1 a 0. Na Colômbia, vitória por 1 a 0 do América de Cali.
A disputa foi decidida num jogo desempate no dia 24 de outubro de 1985, no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Empate por 1 a 1 no tempo normal, o autor do gol do América de Cali foi o argentino Ricardo Gareca. O jogo foi para prorrogação sem modificação no placar. Nos pênaltis, o Argentinos Juniors ganhou por 5 a 4.
Libertadores 1986
O América de Cali estreou na Libertadores de 1986 empatando com seu maior rival, o Deportivo Cali por 0 a 0 em casa. Na segunda partida, empatou por 0 a 0 em casa com o chileno Cobresal. O último jogo em casa do América de Cali foi a vitória por 2 a 1 sobre o chileno Universidad Católica.
Fora de casa o América de Cali venceu o Deportivo Cali por 1 a 0, empatou com o Cobresal por 2 a 2 e venceu o Universidad Católica por 3 a 1. O time colombiano estava se caracterizando pelas classificações improváveis.
Na segunda fase, o América de Cali empatou fora de casa com o paraguaio Olimpia por 1 a 1. E perdeu fora de casa para o boliviano Bolívar por 2 a 0. Mais uma vez só vitórias classificariam o clube colombiano.
Com vitórias em casa por 2 a 1 contra o Bolívar e por 1 a 0 contra o Olimpia, a equipe colombiana novamente se classificou para a final. Nas partidas decisivas, o América de Cali foi derrotado pelo argentino River Plate por 2 a 1 em casa e por 1 a 0 fora de casa.
Libertadores de 1987
Na estreia da Libertadores de 1987, o América de Cali venceu o maior rival Deportivo Cali por 1 a 0 em casa. Depois teve jogos fora de casa contra os bolivianos The Strongest e Oriente Petrolero, as duas partidas terminaram empatadas por 1 a 1.
Na quarta rodada, o América de Cali foi derrotado fora de casa por 2 a 1 pelo Deportivo Cali. Depois venceu em casa o Oriente Petrolero por 3 a 1 e o The Strongest por 6 a 0.
O América de Cali fez uma ótima campanha na segunda fase. Estreou empatando por 2 a 2 com o chileno Cobreloa fora de casa. Depois venceu o equatoriano Barcelona por 2 a 0 também fora de casa. Na terceira rodada, empatou com o Cobreloa por 1 a 1 em casa.
A equipe colombiana precisava de uma vitória por 4 gols de diferença na última rodada para se classificar para a final. O América de Cali conseguiu uma incrível vitória por 4 a 0 contra o Barcelona em casa.
A decisão contra o Peñarol começou com vitória do América de Cali em casa por 2 a 0. No segundo jogo, derrota por 2 a 1 para o Peñarol fora de casa. A final teve um jogo desempate no dia 31 de outubro de 1987 no estádio Nacional, no Chile, o Peñarol ganhou por 1 a 0 com gol no último minuto da prorrogação. O América de Cali teve os dois artilheiros da competição, o argentino Ricardo Gareca fez 7 gols e o paraguaio Juan Manuel Battaglia marcou 6 gols.

América de Cali em 1987
Libertadores de 1996
Depois das três finais seguidas, o América de Cali teve outras boas campanhas na Libertadores, ficando em terceiro na de 1988 e em quarto nas de 1992 e 1993. A competição de 1996 teve mais uma grande campanha do clube colombiano.
A estreia do América de Cali foi com derrota fora de casa para o colombiano Junior Barranquilla por 1 a 0. Depois venceu o boliviano Guabirá por 2 a 0 fora de casa. Na terceira rodada, foi derrotado pelo boliviano San José por 1 a 0 também fora de casa. As três partidas seguintes foram disputadas em casa pelo América de Cali. A equipe venceu o Guabirá por 5 a 0, o Junior Barranquilla por 2 a 0 e o San José por 2 a 0.
Nas oitavas, o confronto foi contra o venezuelano Minervén, o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1 na Venezuela, o América de Cali venceu em casa por 4 a 1 na segunda partida.
O América de Cali teve o Junior Barranquilla de novo pela frente, dessa vez nas quartas. A partida fora de casa terminou 1 a 1. Em casa, o América de Cali venceu por 1 a 0.
Nas semifinais, o América de Cali perdeu por 1 a 0 fora de casa para o brasileiro Grêmio. Em casa, a equipe colombiana conseguiu uma classificação histórica vencendo de virada por 3 a 1 com um gol aos 38 do segundo tempo.
América de Cali 3x1 Grêmio
O América de Cali chegou a sua quarta final de Libertadores. A decisão foi novamente contra o River Plate. Em casa, o time colombiano ganhou por 1 a 0. Na Argentina, o River Plate foi campeão vencendo por 2 a 0. O jogador colombiano Antony de Ávila, do América de Cali, foi o artilheiro do torneio com 11 gols.
América de Cali atual
O América de Cali é 14 vezes campeão colombiano, o primeiro foi conquistado em 1979 e o 14º em 2019. O clube ganhou seu 13º título nacional em 2008, mas em 2011 foi rebaixado por ter a segunda pior média de pontos nos últimos 6 torneios do Campeonato Colombiano.
A equipe amargou 5 anos seguidos na segunda divisão. Tendo sido vice em 2012 e conquistando o título em 2016. O jogo do acesso em 2016 foi uma vitória por 2 a 1 sobre o Deportes Quindío em casa.
O América de Cali só conseguiu voltar para a Libertadores em 2020, 11 anos após a última participação. A edição de 2020 está paralisada devido a pandemia de Covid-19. O América de Cali estreou perdendo para o brasileiro Grêmio em casa por 2 a 0. O time colombiano venceu o chileno Universidad Católica fora de casa por 2 a 1. A outra equipe do grupo é o brasileiro Internacional. Esse é o grupo da morte da competição.
Universidad Católica 1x2 América de Cali
Comments